Comemoração do centenário de nascimento de Ivan Bichara é encerrada com aposição de busto

O encerramento da programação alusiva ao centenário de nascimento do ex-governador Ivan Bichara Sobreira se dará às 17h00 desta sexta-feira (24) com a implantação do seu busto na cidade de Cajazeiras, no onde existia a casa onde o filho ilustre da terra que ensinou a Paraíba a ler nasceu.

Na ocasião, também será lançado com apresentação e organização do professor Francelino Soares, o livro Depoimentos, para o qual foram selecionados textos escritos sobre Ivan Bichara, tanto na imprensa nacional, como escritos atuais da classe representativa do mundo social, politico e literário e será lançada uma reedição, com grafia atualizada, do romance “Carcará”, cuja primeira edição é da J. Olympio Editora, que lhe concedeu os direitos para a mesma.

No último dia 8 de maio, foi lançado na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, o livro Os 100 anos de Ivan Bichara – Inéditos, que reúne crônicas, artigos e ensaios escritos pelo ex-governador da Paraíba, publicados na imprensa local e nacional, sobre temas variados, relacionados a aspectos administrativos e do cotidiano.

A obra foi fruto de uma sugestão do tabelião Germano Toscano de Brito, ex-chefe de gabinete do ex-governador Ivan Bichara, prontamente aceita pelos familiares e que teve na filha Maria Lavínia a ordenadora e pesquisadora do conteúdo literário inédito do pai. A convite de Germano, o cronista e acadêmico Gonzaga Rodrigues – que fez a apresentação – organizou e estruturou a edição, que contou com o incentivo do presidente da Academia Paraibana de Letras, Damião Ramos Cavalcanti.

Justa e merecida homenagem

A justa e merecida homenagem constou de vasta programação, que incluiu sessões solenes na Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa da Paraíba, Academia Paraibana de Letras, Câmaras Municipais de João Pessoa, Guarabira e Cajazeiras (com promulgação da Lei que criou a Medalha de Honra ao Mérito Cultural Ivan Bichara Sobreira, exposição cultural no Museu da cidade e Missa Solene no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora).

A Comissão organizadora pela programação das comemorações do centenário, que teve o apoio do prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles,  foi composta por Francisco das Chagas Amaro da Silva, Antônio Quirino de Moura, Francisco Sales Cartaxo Rolim, Paula Francinete L. C. de Almeida, José Antônio de Albuquerque, Ubiratan Pinheiro de Assis, Francelino Soares de Souza e Agnaldo Batista Rolim. Todos contaram com a qualificada consultoria de Germano Toscano de Brito e Rui Vasconcelos Leitão.