Desembargador destaca concurso de sustentação oral promovido pela FPB

09/11/17

O primeiro concurso de sustentação oral promovido ontem em João Pessoa pela Faculdade Internacional da Paraíba para os alunos do curso de Direito, teve como um dos jurados o professor e desembargador aposentado do TRT-PB, Vicente Vanderlei Nogueira, ex-presidente do Órgão e ex-representante do Brasil na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, Suíça.

Vicente considerou a iniciativa de destacada importância e destacou a maciça presença e participação de professores e alunos de diversos períodos, o que para ele protagonizou um sucesso que poucas vezes viu nas oportunidades em que esteve. E lembrou dos júris que presidiu no início de sua exitosa trajetória profissional, quando juiz de Coremas, respondendo pela Comarca de Itaporanga.

“Me senti muito honrado e participarei quantas vezes for convidado”, afirmou. A mesa de jurados foi composta ainda pelos professores Ramon de Oliveira e Jean Patrício. O concurso ocorreu durante a 10ª edição do Fórum Científico, evento caracterizado pela inderdisciplinaridade, onde os alunos acompanham palestras de todos os cursos e não apenas dos seus próprios, compartilhamento de conhecimentos entre todas as áreas acadêmicas.

Habilidades e competência

A abertura dos trabalhos foi feita pelo coordenador do curso de direito da FPB, Galdino Toscano, que falou sobre a importância da oportunidade dada aos estudantes, de poderem, expressar habilidades suas orais e competência, o que será fundamental, para que num futuro bem próximo, possam desenvolver suas atividades profissionais com grande desenvoltura nos tribunais da vida.

Sete alunos participaram desse primeiro concurso, onde num período de 15 minutos e em posições de defensor público ou promotor de justiça, defenderam suas teses sobre um caso penal que lhes foi apresentado, simulando o que ocorre nos processos criminais, na fase de cumprimento do art. 403, § 3º e 404 do Código de Processo Penal.

Vencedores

A vencedora do concurso foi Natália Késsia, do 8º período do turno da manhã e em 2°  e 3° lugares ficaram John Anderson, do 10° período do turno da noite e Jackson Douglas, do 7° período do mesmo turno. Todos os alunos foram ao final certificados com horas extra-curriculares que comporão a grade acadêmicas, em reconhecimento a dedicação que tiveram.