Empresário analisa perspectivas da construção civil para o segundo semestre de 2019

A Construtora Massai, sediada em João Pessoa, configurou-se como uma das 100 maiores construtoras do país, pelo ranking INTEC, em São Paulo. Com 23 anos de atuação no mercado da construção civil, transformando espaços urbanos por meio dos projetos de alto padrão no Nordeste, a Massai subiu da 73ª para a 62ª posição com destaque pelo seu desempenho, com 351.075m² construídos e em desenvolvimento nas cidades onde atua. Confira a seguir, a entrevista de  Allisson Delmas Nunes, sócio-diretor da construtora, que analisa sobre cenário para o segundo semestre de 2019 na construção civil e reflete sobre os efeitos da estagnação econômica no segmento, abordando as perspectivas de crescimento e futuros investimentos da Massai.
Qual está sendo o carro-chefe do mercado da construção civil neste ano?
A Massai tem investido em empreendimentos compactos e funcionais, que são carro chefe hoje do mercado. Estamos concluindo neste mês de junho o Massai Home Service, um empreendimento que vai oferecer serviços pay per user para os seus moradores, com apartamentos funcionais, um prédio extremamente bem localizado no bairro do Jardim Luna. A partir desse ano, vamos diversificar o mercado, através da construção de um excelente hotel, que vai agregar bastante ao mercado hoteleiro da nossa cidade daqui a 3 anos.
 
Em que tipo de empreendimento a Massai está investindo ou deve investir mais nos próximos anos? Que diferenciais estão atraindo os clientes?
Nós sabemos que hoje a exigência do cliente é em relação a inovação e tecnologia para dentro da sua moradia, por isso estamos investindo em automação em toda área comum, possibilitando uma melhor gestão do condomínio e um menor custo, além de novas tecnologias e investimentos em energia renovável.
 
Falando um pouco sobre tecnologia na construção, que novidades podemos esperar desses novos empreendimentos?
Nesses novos empreendimentos, estamos agregando tecnologia em projetos inovadores, onde nós estamos investindo também em parceria com uma grande empresa de esquadria alemã chamada Schüco, trazendo um padrão de esquadria que será um referência pra nossa região. Um empreendimento com muita inovação e tecnologia que vai produzir energia fotovoltaica com aquecimento da água dos chuveiros com energia solar, garagem box com carregamento para carro elétrico, apartamento com sala de pé direito duplo, aproveitamento de água de chuva e drenos dos ar-condicionados. Estamos trazendo tecnologia de automação para facilitar o dia-dia do morador e da gestão do empreendimento, trazendo mais controles e menor custo.
 
 Os últimos anos foram de estagnação econômica, o que impactou a construção civil. Quais as perspectivas do mercado para 2019 e para os próximos anos?
Houve uma estagnação do últimos cinco anos, nós estamos passando no Brasil como um todo, anos de recessão. Mas as perspectivas para esse ano são muito boas, com o novo governo, nossa expectativa é que a economia volte a girar. Acreditamos muito no mercado da construção civil, princialmente porque nesses últimos anos de estagnação o estoque diminuiu. Hoje estamos vivendo um momento de melhor condição e melhor preço de metro quadrado, então esse momento é bom para investir em imóveis.
 
A Massai tem investido em hotelaria. O que podemos esperar para o setor?
A Massai acredita muito no mercado de turismo da Capital Paraibana, os potenciais são enormes, por acreditar nesse potencial, vem contribuir com um hotel que hoje já é referência. Fechamos parceria com uma referência mundial, nosso sócio o jogador Hulk, e o Ba`ra Hotel será um empreendimento que a Massai, juntamente com o Hulk, vem presentear a cidade. Um projeto internacional, que foi desenvolvido com uma excelente empresa de arquitetura hoteleira, que através de consultorias com vários profissionais da área, está sendo desenvolvido e construído para trazer uma referência para o nosso mercado, projetando João Pessoa para o mundo, essa é a nossa missão com esse investimento.