Entenda como tornar a adaptação escolar um processo mais fácil para crianças e família

23/03/22

Aldimar Wanderley, diretora do Colégio Primeiro Mundo, explica importância de respeitar o tempo e sentimento dos pequenos

Quando o assunto é maternidade, uma das maiores dúvidas das mães, principalmente as de primeira viagem, é sobre o momento certo de colocar os filhos na escola e sobre como fazer este processo ser mais fácil para os envolvidos. Afinal, se adaptar a um ambiente novo com pessoas desconhecidas pode ser difícil até para um adulto. A diretora e fundadora do Colégio Primeiro Mundo, em João Pessoa, Aldimar Wanderley, orienta como tornar este momento mais leve e sobre a importância de respeitar o tempo e o sentimento dos pequenos.

Segundo Aldimar a adaptação é um processo muito personalizado, e cada criança tem a sua maneira particular em se adaptar. “Enquanto escola, orientamos os pais que conversem com a criança inicialmente e deixe claro que ela vai ficar na escola e que eles não estarão lá, mas outras pessoas irão cuidar dela e que eles voltarão para buscá-la, contou.

Boas experiências – Para Roberta Van Dingenen, mãe de Lucas, de 3 anos, estudante do Primeiro Mundo, a escola foi uma grata surpresa para a família. “A interação dele com todos da nossa casa melhorou muito, e agora estamos ansiosos para que ele se comunique verbalmente com maior eficiência. Porém, já percebemos que, desde o início do ano letivo, ele vem apresentando muitos avanços na linguagem e no entendimento”, contou a mãe. A conversa entre pais e filhos, de fato, é fundamental. Aldimar afirma que mudanças drásticas podem ser prejudiciais para as crianças, e também, consequentemente, para esta rotina familiar. “Um ponto importante é que o pequeno seja levado para conhecer o ambiente escolar para que possa se familiarizar com ele e com as pessoas que estarão com ele. Isso irá transmitir muita confiança e poderá diminuir o sofrimento com a separação fraterna”, explicou a diretora.

Confira algumas dicas do Colégio Primeiro Mundo para a adaptação escolar:

1- Evite no inicio, deixar a criança um turno completo no colégio. Aumente gradativamente a quantidade de tempo que ela ficará na escola;
2- Escute a criança. Procure saber do que ela sente falta, o que lhe agrada e comunique a escola caso algo precise ser ajustado.
3- Passe segurança para que a criança mantenha sempre uma posição positiva e motivada a frequentar a escola.
4- Sempre se despeça para evitar a sensação de abandono, mas não se prolongue neste momento.

Para saber mais sobre o Colégio Primeiro Mundo, é só acessar o site https://colegio1mundo.com.br/ . O telefone é (83) 3031-4008 ou (83) 98771-4848. O Instagram é @colegio1mundo.