Entenda o significado do Janeiro Branco e veja como cuidar da saúde mental

25/01/22

Momentos de lazer e busca por autoconhecimento são algumas das formas de prevenir o adoecimento mental, destaca psicóloga do Plano de Saúde Unimed JP

O Janeiro Branco é uma campanha que foi iniciada em 2014 com o objetivo de promover a Saúde Mental em diversos contextos e formas. Segundo a psicóloga da equipe de Promoção da Saúde do Plano de Saúde Unimed João Pessoa, Monique de Fátima, o mês e a cor relacionada não são aleatórios, mas têm significado. “No primeiro mês do ano as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, relações sociais e condições de existência. E a cor branca remete a uma folha em branco, na qual elas podem reescrever suas histórias”, destaca.

A psicóloga explica que é importante estar atento ao bem-estar emocional tanto quanto o físico e aponta que ainda existe muita resistência em buscar serviços de saúde mental. “Isso envolve diversos fatores, mas o destaque é para a cultura de pensar que esses serviços cuidam apenas de problemas mentais graves. Esquecemos que esses espaços também cuidam da saúde mental”, ressalta.

Monique de Fátima lembra que, tanto na saúde física quanto na mental, há o péssimo hábito de apenas se tratar na doença e negligenciar os cuidados. “Essa cultura é tão forte, que muitas pessoas não sabem nem o que fazer para cuidar da sua saúde. Somos seres únicos, não temos apenas a parte física a zelar, tratar da mente é cuidar da vida. Não podemos deixar para perceber isso apenas quando iniciamos o processo de adoecimento, precisamos evitá-lo”, orienta.

Veja dicas do que fazer para cuidar da saúde mental:

Ter momentos de lazer e descanso;

Procurar a psicoterapia;

Realizar exercício físico regularmente;

Expressar suas emoções e pensamentos;

Ter contato com a natureza;

Desenvolver o autoconhecimento;

Ter uma alimentação saudável;

Dormir adequadamente;

Estabelecer relações sociais saudáveis;

Tomar medicações (quando necessário) conforme orientações médicas.

Sobre a Unimed JP – A Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.

Outras informações:
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-joao-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp