Fortaleça a panturrilha e ajude a saúde do seu coração

07/02/23

Cardiologista Valério Vasconcelos diz que a popular “batata da perna” tem papel essencial no bom funcionamento da circulação sanguínea

Conhecida popularmente como batata da perna, a panturrilha é a junção de dois músculos de nomes estranhos: gastrocnêmio e sóleo. Além de servir para que as pessoas andem e mantenham o equilíbrio, ela tem um importante papel na circulação sanguínea e na ajuda à prevenção de doenças cardiovasculares. Por causa disso, a panturrilha também é conhecida como o “coração das pernas”.

Segundo o cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos, a musculatura da panturrilha funciona como um segundo coração nas pernas, quando estamos em movimento, colaborando para o bom funcionamento da circulação. “Cada contração de músculos da panturrilha representa um bombeamento a mais no retorno de sangue ao coração”, diz.

O especialista explica que a panturrilha ajuda parte do sangue que já circulou pelo nosso corpo (conhecido como sangue venoso) a voltar para o coração. Quando a panturrilha é movimentada, a musculatura comprime as veias da perna e facilita o retorno do sangue ao coração. “Depois de circular pelos membros inferiores, elas reconduzem o sangue em direção ao coração, cerca de 100ml a cada minuto”, afirma o cardiologista.

“Como esse processo representa boa parte do fluxo sanguíneo, e sendo um movimento contra gravidade, é de suma importância exercitar a panturrilha para que ela exerça sua função de forma eficaz”, destaca Valério Vasconcelos.

O médico lembra que o sedentarismo e, consequentemente, o enfraquecimento da panturrilha, favorece o surgimento de sintomas diversos, como fraqueza, desconforto, varizes, inchaços e até doenças, como a aterosclerose.

Quando há perda de massa muscular com o processo de envelhecimento, as panturrilhas começam a enfraquecer. Dessa forma, o sangue circula com mais dificuldade e há comprometimento da saúde do coração.

Fazer exercícios para a panturrilha é bom para o coração?

Sim. Como o bombeamento do sangue nos membros inferiores é feito por meio da musculatura da panturrilha, toda forma de exercício físico que fortaleça os músculos da região é extremamente benéfica para a circulação.

“A prática de exercícios físicos, inclusive, é muito importante para a prevenção das varizes, já que o sedentarismo é uma das principais causas do problema. Além disso, manter o corpo em movimento ajuda a perder peso, o que também é necessário para evitar as varizes”, comenta o cardiologista, reforçando que exercícios para a panturrilha são essenciais para o bom funcionamento do coração.

O cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos ainda afirmou que a dor nas pernas ao caminhar pode ser indício de obstrução das artérias dos membros inferiores. “A Doença Arterial Obstrutiva Periférica é geralmente causada pelo depósito de gordura, cálcio e outros elementos nas artérias, que transportam sangue para os membros inferiores, as pernas, reduzindo seu calibre e trazendo um déficit sanguíneo aos tecidos por elas irrigados; processo este denominado de aterosclerose”, declara.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Angélica Lúcio – Jornalista | 07/02/2023

Contato: 83 98881-8992

angelicallucio@gmail.com