José Maranhão é o terceiro candidato ao Governo do Estado a debater com membros da Defensoria Pública da Paraíba

O senador José Maranhão, candidato ao Governo do Estado pelo MDB, participou na manhã desta segunda-feira (13), na sede da Defensoria Pública da Paraíba, de mais uma mesa-redonda promovida pela Instituição com os candidatos ao governo da Paraíba nas eleições deste ano. Na ocasião, Maranhão teve a oportunidade de falar sobre o seu projeto para o Estado, com destaque para públicas políticas nas áreas de Segurança Pública, Saúde e Educação, além de debater com a categoria suas intenções em relação à Defensoria Pública da Paraíba.

O candidato se comprometeu com a pauta de reivindicações apresentada pela defensora pública-geral, Madalena Abrantes, que trata, entre outros pontos, do orçamento e autonomia da Defensoria, da realização de concurso público e do respeito a paridade de defensores aposentados e ativos.

“A Defensoria é a instituição que abraça a causa dos mais pobres e dos mais humildes. Sem ela, muitas pessoas seriam injustiçadas pelo resto da vida. Ações extraordinárias também têm sido abraçadas pela Instituição e nós estaremos de mãos dadas, garantindo o direito de todos os paraibanos”, disse o senador, acrescentando que vai respeitar os repasses constitucionais da Instituição e se comprometendo a trabalhar pela sua equiparação com outros órgãos, como o Ministério Público.

Além da defensora pública-geral, compuseram a mesa-redonda o subdefensor público-geral, Ricardo Barros, o corregedor Charles Pereira, além de gerentes e coordenadores de núcleos da Defensoria. Para Madalena Abrantes, esses debates têm sido importantes não só para a Instituição, quanto para os candidatos, que têm a oportunidade de conhecer mais profundamente as dificuldades pelas quais passa a Defensoria Pública.

“É importante que eles conheçam a riqueza que existe dentro da Defensoria e que vai muito além da judicialização. São ações, projetos e iniciativas extremamente importantes, mas que esbarram no orçamento engessado da Instituição, que está há quase 5 anos sem reajuste e, pior, com repasses ainda menores”, ressaltou a defensora geral.

Defensoria recebe João Azevedo nesta terça (14) – Depois de Tárcio Teixeira (Psol), Lucélio Cartaxo (PV) e José Maranhão, a Defensoria recebe nesta terça-feira (14) o ex-secretário de Estado João Azevedo (PSB). As mesas-redondas acontecem na Sala de Reunião do Conselho Superior, sempre a partir das 10h.