Unipê oferece mais de 300 vagas para atividades físicas gratuitas

30/08/17

Para quem está procurando voltar ou iniciar atividades físicas, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê ofertará 369 vagas para atividades físicas gratuitas. Neste semestre, serão seis modalidades esportivas, duas delas novas, ofertadas para toda a população da capital e região. Os projetos são desenvolvidos por estudantes do curso de Educação Física com supervisão de professores em diversos dias e horários.

Os interessados poderão se inscrever por meio de formulários online entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. As inscrições para os públicos infantil e adulto podem ser realizadas neste link, respectivamente. As inscrições seguirão de acordo com o preenchimento das vagas disponíveis e só é possível escolher uma modalidade. Haverá, também, lista de espera para o caso de ocorrerem inscrições além do número ofertado. Os candidatos selecionados para as vagas receberão confirmação via e-mail.

 

Modalidades ofertadas

Neste período (2017.2), o curso retomará atividades já conhecidas e aumentará o leque de opções para a população com as modalidades de Hidroginástica e Natação para diversas idades em seis turmas. Além dessas novas modalidades, haverá o Treinamento Funcional Baby, para crianças entre 3 e 6 anos de idade.

A professora Silva Nóbrega vai comandar cinco destas turmas, que serão distribuídas da seguinte maneira: Natação para crianças e adolescentes (que não sabem nadar) entre 8 e 14 anos de idade  e para adultos acima de 18 anos; e Hidroginástica para adultos entre 18 e 30 anos, para adultos entre 30 e 60 anos e para idosos acima de 60 anos.

Já o professor Bruno Teixeira Barbosa vai orientar uma turma voltada exclusivamente para idosos com idade igual e superior a 60 anos no projeto intitulado “Hidroginástica na Terceira Idade”.

Segundo o coordenador das extensões na área, prof. Marcos Filho, “ambos os projetos têm como objetivo proporcionar a melhoria da saúde e da qualidade de vida por meio de atividades realizadas no meio líquido”.

 

Treinamento Funcional Baby

Ao aprender a movimentar seu corpo a partir da prática de exercício físico, a criança tem benefícios para a saúde já na infância e ao longo de sua vida, segundo afirma o coordenador adjunto do curso de Educação Física, prof. Eric Lucena. Por isso, neste semestre foi incluído o projeto de Treinamento Funcional Baby. “A prática de atividade física deve ser incentivada deste muito cedo, para que a criança aprenda a movimentar seu corpo, adquirindo competência motora para realizar atividades do dia a dia infantil como pular, correr, girar”, exemplificou o professor.

Orientado pela professora Tais Feitosa, esse projeto será voltado para crianças entre 3 e 6 anos de idade que estejam acima do peso ideal para a saúde. As atividades acontecerão nas terças e quintas-feiras, das 18h às 19h, no Ginásio Unipê, “com atividades de equilíbrio, agilidade, velocidade, coordenação motora, flexibilidade, entre outros componentes físicos, sempre contemplando brincadeiras e jogos da infância, para que, além de promover saúde através do exercício físico, as crianças se divirtam e sintam prazer ao participar das atividades”, informou o professor Eric.

As demais extensões são: projeto “Mix de Exercícios”, voltado para pessoas de quaisquer idades, que envolve modalidades diversas, entre elas a aeróbica, o step, o jump, exercícios ao ar livre e outros; Escalada Esportiva (acima de 18 anos); Musculação (idosos acima de 60 anos); e Treinamento Funcional (para crianças, adultos e idosos). A relação de dias e horários das modalidades, bem como da faixa etária para cada uma, pode ser conferida no portal unipe.br.

 

Matrícula

O início das atividades acontecerá no dia 5 de setembro e os contemplados poderão se matricular no dia e horário da modalidade escolhida. No ato da matrícula, os candidatos selecionados deverão levar atestado médico que comprove aptidão para praticar atividades físicas e esportivas e documento de identificação com fotografia.

A matrícula deve ser feita em até 15 dias após o início das modalidades, caso contrário os contemplados perderão a vaga para o próximo candidato da Lista de Espera.

Para menores de idade, será necessária uma declaração de autorização feita pelos responsáveis, que devem acompanhá-los na matrícula. Para dar início às atividades, todas as pessoas que se matricularem passarão pelo Laboratório Sanny, onde realizarão avaliações antropométricas e neuromotoras.

 

Vestibular Tradicional

O curso de Educação Física do Unipê conta com uma grande estrutura que dispõe, dentre outros, de um Ginásio Poliesportivo, campos de futebol com padrão da FIFA, piscina semiolímpica e salas de musculação com equipamentos de alta qualidade. Esses são alguns dos cenários do curso de Educação Física do Centro Universitário, que tem mais de 40 anos de tradição. Para quem está interessado em cursar a graduação (Bacharelado e Licenciatura), o Vestibular Tradicional está com inscrições abertas no portal vestibular.unipe.br. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.

Com ParaibaTotal.